CURRICULO PROFISSIONAL

Prezada(o)

Sou Deuzimar Menezes Negreiros, brasileiro, casado, Professor transdisciplinar, graduado em Pedagogia, Bacharel e Licenciado em Filosofia; Radiodifusão, Letras, Biologia e Ciências Físicas e Biológicas; pós graduado em Gestão de Sistema Prisional, Docência do Ensino Superior, Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Gestão Escolar com ênfase em Coordenação, Supervisão e Orientação Educacional, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Educação e Meio Ambiente, Língua Portuguesa e Lingüística, Docência e Metodologia do Ensino Superior, Direito Educacional.

Busco oportunidades de trabalho no segmento de Educação como professor, consultor, e/ou prestador de serviços, para isso vos apresento minha Trajetória de Vida Educacional/Acadêmica e experiências profissionais; qualificações e aptidões; habilidades e competências.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, seriedade, profissionalismo, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, voluntariado, dedicação ao trabalho e bom relacionamento interpessoal.

Calmo, boa capacidade de concentração, cadencio os processos sempre que possível, bom ouvinte. Personalidade forte, comunicação introspectiva, valorizo a privacidade. Organizador e perfeccionista, me preocupo com qualidade. Gosto de ambientes estruturados e com regras claras. Quando recebo uma tarefa, busco realizá-la de forma precisa e atenta aos detalhes e resultados.

1. Encontro-me disponível para a realização de prestação de serviços como ministrante transdisciplinar de:
• Aulas, palestras, seminários, debates, treinamentos, capacitações, assessoria e consultoria, orientação educacional e parcerias educacionais etc.;
• Cursos sobre políticas educacionais; de estímulo à leitura; de atualização profissional de docentes do ensino fundamental e médio;
1.1 Em escolas, empresas, indústrias..., a realização de conferencias/palestras, cursos, seminários… sobre educação e cultura; as tendências da educação; paradigmas; a leitura e a informação para o terceiro milênio; o mercado de trabalho e a possibilidade das empregabilidades do profissional no modo de produção tecnológico; o uso da metodologia de identificação, análise e resolução de problemas; leitura de cenário e analise de conjuntura dentre outros temas.
1.2 Prestação de serviços na área do Ensino/Educação Técnico, Superior, Pós-graduação; cursos, treinamentos, palestras, dinâmicas de grupos ministrados em locais urbanos e rurais in loco.

O que Professor Negreiros OBJETIVA: Ministrar Aulas de Língua Portuguesa e sua Literatura; Aulas de disciplinas do campo Filosófico, Pedagógico, Técnico, de Formação Profissional; Coordenação; Gestão. Consultor/Assessor sobre/de Resolução de Problemas Pedagógicos, Ambiental, Humanista Filosófico Educacional.

Área e especialização profissional: Educação, Ensino, Idiomas - Gestão Escolar Administração Escolar, com ênfase em Coordenação, Supervisão e Orientação Educacional. Pedagogia. Filosofia.

Interesses de Professor Negreiros: Prestar serviços na área educacional ministrando aulas, treinamentos, cursos... Coordenação, gestão... Disponibilizar cursos; treinamentos; capacitações; formações; assessorias e consultorias.

O que Professor Negreiros procura: Ministração de aulas, treinamentos, cursos... Coordenação, gestão... Receber propostas de possíveis parceiros de negócios da área de educação. Oferta de cursos; treinamentos; capacitações; formações; assessorias e consultorias.


O percurso profissional de Professor Negreiros: Prestação de serviços educacionais - Ofertar cursos, capacitações, treinamentos… Ministração de aulas…

Organizações a que Prof. Negreiros pertence: Associações profissionais e ONGs

Tenho disponibilidade para viagens, conforme as necessidades da instituição e/ou organização.

No aguardo de vosso contato, coloco-me à vossa disposição.

Atenciosamente,

Deuzimar Menezes Negreiros
99 98154 0899 TIM e Whatsapp

Trajetória de Trabalho educacional/acadêmico e experiências profissionais; qualificações e aptidões; habilidades e competências de
Deuzimar Menezes Negreiros
Brasileiro, casado, 65 anos.
Rua Fortunato Bandeira, 1715 – Nova Imperatriz, Imperatriz–MA
Telefone Celular: 99 9 8154 0899

A vida é um caminho longo, onde a gente é mestre e aluno; algumas vezes a gente ensina e, aí, se é útil, e todos os dias a gente aprende. A não ser, por opção, que a gente não queira aprender. Ser Aprendiz!!

Busco oportunidades de trabalho no segmento de Educação.

OBJETIVOS:
1- Ministrar Aulas de Língua Portuguesa e sua Literatura; Aulas de disciplinas do campo Filosófico, Pedagógico, Técnico, de Formação Profissional; Coordenação; Gestão.
2- Consultor/Assessor sobre/de Resolução de Problemas Pedagógicos, Ambiental, Humanista Filosófico Educacional.

Área e especialização profissional: Educação, Ensino, Idiomas - Gestão Escolar Administração Escolar, com ênfase em Coordenação, Supervisão e Orientação Educacional. Pedagogia. Filosofia.


O que Professor Negreiros procura: Oportunidades para continuar fomentando e disseminando conhecimentos através da ministração de aulas, treinamentos, cursos... Coordenação, gestão...
Receber propostas de possíveis parceiros de negócios da área de educação. Oferta de cursos; treinamentos; capacitações; formações; assessorias e consultorias.

O percurso profissional de Professor Negreiros: Prestação de serviços educacionais – Fomentar e ofertar cursos, capacitações, treinamentos… Ministração de aulas…

Organizações a que Prof. Negreiros pertence: Associações profissionais e ONGs

Interesses de Professor Negreiros: Prestar serviços na área educacional ministrando aulas, treinamentos, cursos... Coordenação, gestão... Disponibilizar cursos; treinamentos; capacitações; formações; assessorias e consultorias.

Trabalho Voluntário: De junho de 2013 a dezembro de 2016 na APAC – Associação de Proteção Assistência a Condenados.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Empresa:
Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística

Cargo: Diretor e Professor

Atividades voluntárias desenvolvidas: Gestão diretiva de Treinamentos/Capacitações, Mentorias/Consultorias e Ministração de Cursos nas áreas da Educação; Direito Educacional; Comunicação; Meio Ambiente; Relações de Produção; Relações de Cooperativismo e sindicais; Jornalismo/Radiodifusão.

Data de admissão: Maio de 1997
Data de saída:
Dezembro de 2017


Empresa:
Instituto Pan-Americano de Educação

Cargo: Professor Transdisciplinar e Diretor

Atividades Desenvolvidas:
A ministração das disciplinas de:
=> Redação, Língua e Literatura Portuguesa de 2013 a 1997;
=> Historia de 2012 a 1997;
=> Metodologia Científica de 2013 a 1997;
=> Disciplinas Pedagógicas e Filosóficas de 2013 a 1997;
=> Sociologia e Psicologia de 2012 a 1997;
=> Noções de Economia de 2011 a 1997;
=> Treinamentos/Capacitações, Mentorias/Consultorias e Ministração de
Cursos nas áreas da Educação; Direito Educacional; Comunicação,
Jornalismo/Radiodifusão; Meio Ambiente; Relações de Produção;
=> Relações de Cooperativismo.

Na gestão de Escola, as Experiências descritas (grafadas) a seguir:
a.       Organizar e avaliar o planejamento didático-pedagógico,
orientando o corpo docente, quanto aos objetos de conhecimento a serem trabalhados, competências a atingir, metodologia aplicada, estratégias de ensino, recursos tecnológicos, formas de avaliação e bibliografia;
b.      Conduzir a elaboração e implementação dos planos estratégicos e operacionais da Aprendizagem Profissional;
c.       Coordenar a execução dos Planos de Trabalho;
d.      Facilitar a integração da equipe pedagógica visando a otimizar os esforços para a consecução dos objetivos do Programa;
e.       Contribuir para o cumprimento do cronograma e das metas;
f.       Monitorar junto da equipe multidisciplinar a freqüência e o rendimento escolar;
g.      Monitorar e avaliar junto da equipe multidisciplinar as metodologias de acompanhamento;
h.      Monitorar e avaliar a aplicação dos conteúdos que constam das etapas do programa;
i.        Assistir à equipe multidisciplinar no constante diálogo com os parceiros;
j.        Convocar e conduzir reuniões sistemáticas com a equipe pedagógica;
k.      Suporte no planejamento dos projetos didáticos;
l.        Analisar os relatórios de desempenho acadêmico;
m.    Analisar os relatórios disciplinares de alunos e turmas;
n.      Supervisionar do plano de aula dos professores da Educação Infantil ao Médio;
o.      Dirigir o corpo docente no planejamento didático-pedagógico;
p.      Incentivar a qualificação dos docentes, apresentando folder de cursos de pós-graduação, mestrado e especializações (quando for relevante);
q.      Organizar o pré-vestibular do Instituto: As aulas entre fevereiro e junho e agosto a dezembro. Com apostilas feitas pelos professores;
r.        Avaliar o clima organizacional dos docentes, coordenadores e supervisores;
s.       Solicitar aos supervisores e coordenadores relatórios mensais de auto-avaliação do seu trabalho e avaliação do setor em sua dimensão técnica, administrativa política e interpessoal;
t.        Programar e supervisionar o feedback dado aos pais pelos coordenadores sobre o rendimento do aluno (comunicado, e-mail, telefonema, atendimento agendado e/ou reunião).

Data de admissão: Maio de 1997
Data de saída:
Set/2017


Empresa: Colégio Evangélico Ebenézer

Cargo: Professor transdisciplinar de 2005 a 1980 e Diretor de 2000 a 1997.

Atividades Desenvolvidas:
=> Ministração de aulas e gestão pedagógica; Professor de Redação, Língua e Literatura Portuguesa no ensino fundamental e médio de 2005 a 1980;
=> Professor de Historia e Geografia no ensino fundamental e médio de 2005 a 1980;
=> Professor de disciplinas pedagógicas no magistério – ensino médio – de 2005 a 1985;
=> Professor de Sociologia e Psicologia no ensino médio de 2005 a 1985;
=> Professor de noções de economia no ensino médio de 2005 a 1984.

Data de admissão: Fevereiro de 1980
Data de saída:
Dez/2005


Outras experiências profissionais na área de educação:
Professor de Redação, Língua e Literatura Portuguesa no Instituto Método e na Escola Técnica Amaral Raposo; professor de formação organizativa, política e produtiva [Formação de associações, sindicatos e cooperativas de produção] de trabalhadores rurais em 89/86, na Escola Pe. Josimo Tavares; professor do Colégio Ebenézer de 2005 a 1980 e Diretor do mesmo de 1998 a 2000; professor do MOBRAL, de dez/83 a abr/78; diretor e professor da Escola Graciliano Ramos, de dez/83 a fev/81; funcionário (professor) da Prefeitura de Imperatriz desde 15 de março de 1976 [em licença sem vencimentos desde 1988].


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Curso 1:
Filosofia – Bacharel e Licenciatura
Instituição:
Instituto Superior de Educação de Pesqueira-ISEP – Bacharel e Licenciatura
Nível do curso:
Graduação
Ano de início:
2009.2
Ano de conclusão:
2013.1

Curso 2:
Pedagogia –Licenciatura – com habilitação em Docência, Orientação e Supervisão Educacional.
Instituição:
Universidade Federal do Maranhão-UFMA e FTB/UNIG - Faculdades Integradas da Terra de Brasília/Universidade de Iguaçu - RJ
Nível do curso:
Graduação
Ano de início:
UFMA 1994.2 –‘FTB/UNIG 06/2006.2
Ano de conclusão:
            2000.1  –                    06/2009.1

Curso 3:
Radiodifusão
Instituição:
Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão –‘CEFET – com o devido registro profissional no DRT nº 0772-MA, do MTBE.
Nível do curso:
Graduação
Ano de início:
1990.1
Ano de conclusão:
1991.2

Curso 4:
Letras e Biologia –Licenciatura Curta
Instituição:
Universidade Estadual do Maranhão –UEMA
Nível do curso:
Graduação
Ano de início:
Letras –1980.1      Biologia –1983.1
Ano de conclusão:
           –1982.2                     –1985.2

Curso 5:

Ciências Físicas e Biológicas – Licenciatura Curta

Instituição:

Faculdade de Educação de Imperatriz-FEI

Nível do curso:

Graduação


Ano de início:

1977.1


Ano de conclusão:

1979.2





Pós – Curso 6:

Gestão de Sistema Prisional

Instituição:

Universidade Afirmativo

Nível do curso:

Curso Superior Seqüencial de Formação Especifica

Ano de início:

2014.1


Ano de conclusão:

2014.2





Pós – Curso 7:

Docência do Ensino Superior

Instituição:

Universidade Afirmativo

Nível do curso:

Especialização [400h/a] Lato Senso

Ano de início:

04/2013


Ano de conclusão:

12/2013





Pós – Curso 8:

Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental

Instituição:

Universidade Afirmativo

Nível do curso:

Especialização [400h/a] Lato Senso

Ano de início:

08/2009

Ano de conclusão:

08/2010


Pós – Curso 9:

Gestão e Educação Ambiental

Instituição:

Universidade Afirmativo

Nível do curso:

Especialização [400h/a] Lato Senso

Ano de início:

07/2007

Ano de conclusão:

11/2008


Pós – Curso 10:

Gestão Escolar com ênfase em Coordenação, Supervisão e Orientação Educacional

Instituição:

Universidade Afirmativo

Nível do curso:

Especialização [400h/a] Lato Senso

Ano de início:

24/02/2007

Ano de conclusão:

16/06/2008


Pós – Curso 11:
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Instituição:
FTB Faculdades Integradas da Terra de Brasília DF
Nível do curso:
Especialização
Ano de início:
2009.2
Ano de conclusão:
2010.2

Pós – Curso 12:
Educação e Meio Ambiente
Instituição:
FTB Faculdades Integradas da Terra de Brasília DF
Nível do curso:
Especialização
Ano de início:
2009.1
Ano de conclusão:
2009.2

Pós – Curso 13:
Língua Portuguesa e Lingüística
Instituição:
FTB Faculdades Integradas da Terra de Brasília DF
Nível do curso:
Especialização
Ano de início:
2008.1
Ano de conclusão:
2008.2

Pós – Curso 14:
Docência e Metodologia do Ensino Superior
Instituição:
FTB Faculdades Integradas da Terra de Brasília DF
Nível do curso:
Especialização
Ano de início:
2007.1
Ano de conclusão:
2007.2

Pós – Curso 15:
Direito Educacional
Instituição:
IPAE Instituto de Pesquisas e Administração da Educação Av. Rio Branco 156 -Conj 1926 –CEP 20040-901 -Rio de Janeiro-R
Nível do curso:
Especialização
Ano de início:
1997.2
Ano de conclusão:
1999.1

IDIOMAS
Português: Nível de conhecimento:  Fluente
Espanhol: Nível de conhecimento:  Intermediário
Italiano: Nível de conhecimento:  Básico

OUTROS CONHECIMENTOS





Conhecimentos gerais (descrição de outros conhecimentos que o diferenciariam no mercado de trabalho):
Autodidata, autoconhecimento, prático, pragmático, objetivo, racional, metódico; professor transdisciplinar, pedagogo e filósofo de formação; educador social. Graduado em Pedagogia com habilitação em Docência, Orientação e Supervisão Educacional; Filosofia e Letras, com ênfase em Literatura. Experiências na área educacional como professor em cursos preparatórios, Instrutor e Dinamizador de capacitações pedagógicas/andragógicas, Coordenador de projetos educacionais, Revisor Textual, Conteudista e Tutor/Mediador de EaD. Objetivos: Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento de Capital Intelectual e/ou Consultoria Educacional. Atuar em centros de aprendizagem, participando de seleção de conteúdo e produção de objetos de aprendizagem, tutoria para capacitações presenciais ou à distância.


Informática:
Pacote Office, Internet.

-----------------------------------------------------


Olá

Busco oportunidades de trabalho no segmento de Educação. Peço a colaboração do grupo, em caso de oportunidades dentre vossos contatos, ao compartilhar:

Meu perfil público no LinkedIn:
Meu e-mail no LinkedIn: dmnegreiros@hotmail.com

Meu perfil público no viadeo:

CDI - Meu endereço no www.cdi.org.br
Meu e-mail no CDI: prof.negreiros@gmail.com
Professor Negreiros




Deuzimar Menezes Negreiros
Dados de identificação/localização:
Cel. 99 8154 0899 – 99 8111 8177
Telefax 99 3525-3584
Imperatriz – Maranhão – Brasil
Professor Transdisciplinar, Pedagogo de formação, Educador Sociocultural, Consultor Educacional e em Direito/Legislação Educacional; Mentor Instrucional e Tutor no Instituto Universidade Ethos Paidéia e no Instituto Pan-Americano de Educação. Experiências na utilização da Metodologia de Identificação, Análise e Resolução de Problemas.

Contate-me em uma das redes de sua preferência ou pelos e-mails:

URL (endereço) do blog: http:/professornegreiros.blogspot.com - http:/dmn21.blog.uol.com.br


Perfil:
Deuzimar Menezes Negreiros, brasileiro, casado, duas filhas, autodidata, prático, pragmático, objetivo, Racional, metódico, professor transdisciplinar, pedagogo de formação, educador social, nascido no dia 01 de dezembro de 1955, em Porção de Pedras, no Maranhão, filho de Antonio Francisco de Negreiro e Luiza Menezes de Negreiro. Graduado em Pedagogia com habilitação em Docência, Orientação e Supervisão Educacional; em Filosofia e em Letras, com ênfase em Literatura. Experiências na área educacional como Educador de Língua Portuguesa em cursos preparatórios, Instrutor e Dinamizador de capacitações pedagógicas/andragógicas, Coordenador de projetos educacionais, Revisor Textual, Mentor e Designer Instrucional, Conteudista e Tutor/Mediador de EaD. Objetivos: Oferecer produtos e serviços com qualidade para instituições que tenham foco em todas as áreas de Educação, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento de Capital Intelectual e/ou Consultoria Educacional. Atuar em centros de aprendizagem, participando de seleção de conteúdo e produção de objetos de aprendizagem, tutoria para capacitações presenciais ou à distância.

Áreas de Interesse:
Treinamentos/Capacitações, Mentorias/Consultorias e Ministração de cursos nas áreas da Educação; Direito Educacional; Comunicação; Meio Ambiente; Relações de Produção; Relações de Cooperativismo e sindicais; Jornalismo/Radiodifusão.

Local que deseja trabalhar:

País: Indiferente
Estado: Indiferente
Cidade: Indiferente
Região: Indiferente
Disponibilidade para viagens: Sim

Vivências e Experiências Profissionais:
Na área educacional como Professor Transdisciplinar, Educador Didático Pedagógico e de Língua Portuguesa em cursos do ensino fundamental, médio, técnico, superior e preparatório; Instrutor e Dinamizador de capacitações pedagógicas/andragógicas, Coordenador de projetos educacionais, ...

Professor desde 1978. Sócio fundador, diretor, professor transdisciplinar e orientador pedagógico / educacional, desde a criação em maio de 1997, da FUNDAÇÃO BRASIL DE FOMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HUMANÍSTICA, do INSTITUTO PAN-AMERICANO DE EDUCAÇÃO e do INSTITUTO UNIVERSIDADE ETHOS PAIDÉIA. Mentor e Consultor do Birô 21. Professor transdisciplinar do Colégio Evangélico Ebenézer de 2005 a 1980 e Diretor do mesmo de 1998 a 1994. Prestador dos serviços de consultoria educacional, escolar, pedagógico, de relações políticas, institucionais, sociais, sindicais e cooperativismo. Secretário de Formação da Associação Maranhense de Imprensa – AMI no inicio dos anos 2000. Consultor, orientador e professor transdisciplinar do Instituto de Filosofia e Ciências Religiosas do Maranhão de 2000 a 1998. Secretário de Formação da Associação de Imprensa da Região Tocantina – AIRT no inicio dos anos 90 e final dos anos 80. Funcionário, em licença sem vencimentos, da Prefeitura de Imperatriz. Professor do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL nos anos de 1983 a 1978.

Educação Corporativa
Consultoria educacional em projetos de capacitação profissional e educação continuada.
Assistência em processos de políticas de RH.
Assistência em processos de Comunicação Interna.
Assistência a projetos de criação de Universidade Corporativa.
Assistência em Mapeamento de Competências.
Design Instrucional de materiais didáticos para capacitação profissional.
Mediação de dinâmicas e workshops de capacitação em empresas de grande porte, sobre Gestão do Conhecimento, Gestão da Mudança, Trabalho em Equipe, Cultura Organizacional, Apresentações com Qualidade, Melhoria Contínua, Eventos Educacionais, Pedagogia, Andragogia, Reisignificação, Metalinguagem [Metafísica da fala/comunicação].

Educação Escolar
Ministério de aulas e cursos de Língua Portuguesa e Literatura; Filosofia; Pedagogia...
Criação de projetos de incentivo à leitura e escrita.


Terceiro Setor
Docência em projetos sociais do terceiro setor, voltados para a capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho e ensino superior.
Treinamento vocacional

Objetivos: Oferecer produtos e serviços com qualidade para instituições que tenham foco nas áreas de Educação Acadêmica e Corporativa, Gestão do Conhecimento, da Mudança e de Pessoas, Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Atividades Docentes:
ð Diretor de instituição de ensino; professor e educador transdisciplinar institucional social e de movimentos populares; conferencista/palestrante e prestador de serviços educacionais.
ð Professor desde 1978 nas áreas das ciências físicas e biologias e humanas, com destaque para Letras, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Magistério, Pedagogia, Metodologia Científica.
ð Ministrante
  • transdisciplinar de aulas; palestras; seminários; debates; treinamentos; capacitações; assessoria e consultoria;  orientação educacional e, parcerias educacionais etc.
  • de educação, ética, civismo e cidadania – Formação organizativa, política e produtiva [formação de associações e cooperativas de produção].
  • de cursos de atualização profissional de docentes do ensino fundamental e médio;
  • de cursos sobre políticas educacionais, e de estímulo à leitura.
  • de conferencias/palestras em escolas, cursos, seminários; sobre educação e cultura; as tendências da educação, paradigmas, a leitura e a informação para o terceiro milênio; o mercado de trabalho e a possibilidade das empregabilidades do profissional no modo de produção tecnológico; o uso da metodologia de identificação, análise e resolução de problemas; leitura de cenário e analise de conjuntura dentre outros temas.
ð Prestação de serviços na área do Ensino/Educação Técnico, Superior, Pós-Graduação; cursos, treinamentos, palestras, dinâmicas de grupos ministrados em locais urbanos e rurais in loco.

Trabalhos realizados sempre no sentido de formar e mudar pessoas assim como torná-las Agentes de Transformação [um empreendedor ou líder social que busca a solução de problemas reais, contribuindo para fortalecer a autoconfiança, a autodeterminação e o potencial criativo da sua comunidade]. Iniciativa que se traduz em inovações para a construção de uma realidade social mais justa.
“Seja a transformação que você quer para o mundo”  Ghandi

Consultor
ð educacional, escolar, pedagógico e de direito/legislação educacional;
ð social e cultural; de relações institucionais, sindicais e cooperativismo; de política, meio ambiente, comunicação, mercado educacional, treinamento, capacitação e orientação profissional de docente.
ð de desenvolvimento humano e organizacional atuando na educação profissional/corporativa, coordenação de projetos educacionais, educação de língua Portuguesa, revisão textual, design instrucional, seleção de conteúdo e tutoria de EaD.
Como mentor/consultor para diferentes projetos, tem capacitado equipes de educadores; desenvolvido programas de comunicação e de mercado sociocultural e produzido materiais educativos culturais de referencia para as transformações qualitativas de quem se propõem a tal.
Sócio fundador do Instituto Universidade Ethos Paidéia e do Instituto Pan-Americano de Educação.

Distinções Profissionais:
Professor Transdisciplinar e Educador Social. Sócio fundador da Associação de Imprensa de Imperatriz – AIMP em abril/2011; Fundador, sócio e diretor/presidente das instituições: FUNDAÇÃO BRASIL DE FOMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HUMANÍSTICA – designada pela sigla FUNDAÇÃO BRASIL, sociedade civil sem fins lucrativos, constituída em 05 de junho de 1997, com foro e sede em Imperatriz-MA, mantenedora do INSTITUTO PAN-AMERICANO DE EDUCAÇÃO; UNIVERSIDADE PAN-AMERICANA DE FILOSOFIA (Instituições de ensino de direito privado não-governamental; sistema educacional filosófico de ensino, estudos e aprendizagens continuadas com sede em Imperatriz–MA, há 12 anos formando profissionais para o mercado de trabalho através da ministração de uma variedade de cursos, treinamentos, seminários, oficinas, palestras, gestão escolar e empresarial: Administração, Secretariado, Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing; Idiomas entre outros. O Instituto tem como principal fator proporcionar empregabilidade); INSTITUTO UNIVERSIDADE ETHOS PAIDÉIA na cidade de Palmas-TO e do BIRÔ 21 – MENTORIA, CONSULTORIA E TREINAMENTOS.

Viagem pelo território nacional, pelo Cone Sul [América do Sul], América Central e África. Participação em Congressos Nacionais e Internacionais, Seminários, Simpósios, Cursos, notadamente dos referentes à área de Educação, Movimentos Populares / Sociais e Políticos. Possui artigos e trabalhos publicados. Participou em jan / 88 da ¨Brigada Henfil¨, a 3ª Brigada Brasileira para a colheita de Café na Nicarágua; quando da participação no ¨VII Encontro Nacional de Solidariedade aos Povos da América Latina¨, acontecido em Olinda / PE, de 30 de setembro a 02 de outubro de 88, foi convidado para coordenar em nível nacional, a formação de uma outra ¨Brigada do Café¨ para a Nicarágua.

Tem todo um trabalho profissional orientado para a docência, o planejamento e gestão no setor de educação e da cultura: interação escola/biblioteca/comunidade para a melhoria da qualidade da educação. Especialista na formulação de políticas para a educação, o livro [para]didático e a leitura.

Experiência na formulação de projetos educacionais, ambientais e culturais, direção da execução e avaliação: orientação, planejamento estratégico e marketing sociocultural.

Reconhecido por seus trabalhos em favor do melhoramento criativo e qualitativo das práticas docentes e dos materiais educativos e por estimular estratégias de comunicação e de mercado social a favor do desenvolvimento comunitário.
Através de projetos tem promovido a importância da educação e da participação comunitária e ajudado para criar ambientes favoráveis à leitura, esforço que desde 1982, busca formar "sociedades leitoras". Trabalho que tem sido desenvolvido através de mentorias e consultorias a quem tem se interessado. Como professor transdisciplinar tem trabalhado em inúmeros projetos de educação e comunicação institucional e promocional para empresas e escolas, cursos para a capacitação de educadores e de trabalhadores em meios de produção e de comunicação.

Exerceu, dentre outras, atividades tais como: Professor do Instituto Método e da Escola Técnica Amaral Raposo; Redator, Repórter e Editor da Rádio Mirante; Colaborador em diversos veículos de comunicação; Colaborou efetivamente para a criação de associações, sindicatos, [con]federações, cooperativas. Fundador e sócio do Sindicato dos trabalhadores em educação no município de imperatriz e presidente do mesmo por dois mandatos consecutivos de 98-4; professor de formação organizativa, política e produtiva [Formação de associações, sindicatos e cooperativas de produção] de trabalhadores rurais em 89/86, na Escola Pe. Josimo Tavares - CENTRU, ONG dirigida pelo líder camponês, o Sr. Manoel da Conceição; dirigente da Associação Profissional dos Professores de Imperatriz, de 84/86; professor do Colégio Ebenézer de 2005 a 1980 e Diretor do mesmo de 1998 a 1994; professor do MOBRAL, de dez/83 a abr/78; diretor e professor da Escola Graciliano Ramos, de dez/83 a fev/81; auxiliar do Serviço de Inspeção Federal –SIF do Ministério da Agricultura, lotado no Frigorífico Vale do Tocantins S/A, de abril/81 a jan/80; funcionário da Prefeitura de Imperatriz desde 15 de março de 1976 [em licença sem vencimentos desde 1988]; balconista do Armazém Paraíba de jan/mar de 1976; prestação do serviço militar [exército] no ano de 1975; auxiliar de serviços gerais da Exportadora de Madeira Nossa Senhora Aparecida, em 1974; escriturário da Serialista São José em 1974; auxiliar de farmácia e laboratório da Droga Santa Maria em 1974; auxiliar de topografia do Departamento Nacional de Obras e Saneamento –DNOS, em 1974.

Formação Profissional:
FILOSOFIA - Instituto Pan-Americano de Educação – curso concluído em 2004
PEDAGOGIA - Universidade Federal do Maranhão – conclusão do curso em 2001
RADIALISTA - Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão –CEFET – concluído em 1991, com o devido registro profissional no DRT nº 0772-MA do MTb.
BIOLOGIA - Universidade Estadual do Maranhão – curso não concluído.
LETRAS - Universidade Estadual do Maranhão – curso não concluído.
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS – Faculdade de Educação de Imperatriz – concluído em 1979
Especialização em Direito Educacional.
Cursos de atualização profissional: administração e orientação escolar, tecnologia educativa.

Idiomas:
Lê, Fala e Escreve – com domínio: Língua Portuguêsa;
Lê – Básico: Línguas: Espanhola, Castelana e Italiana.

Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes


Olá!
Seja bem vindo(a).
Atuo na prestação de serviços na área do Ensino/Educação Técnica, Superior, Pós-Graduação. Se os seus assuntos estiverem dentro deste campo, será um prazer trocar informações profissionais e pessoais convosco. Agradeço o contato. Prof. Negreiros, Imperatriz, Maranhão, Brasil.
-----------------------------------------------------
¡Olá!
Sea bien vinido(a).
Actúo en el área de la educación superior, Pos-Graduación. Si sus temas están dentro de este campo, es un placer de cambiar la información profesional y personal. Preferencial, hace el contacto con mí en portugués o español. Agradezco el contacto. Prof. Negreiros, Imperatriz, MA, el Brazil.
------------------------------------------------------
Hey!
Welcome.
I act in the area of Administration, Accounting, Skill, Superior Education, Pos-Graduation. If its subjects will be inside of this field, will be a pleasure to change professional information and personal. Preferential, it makes contact with me in Portuguese or Spaniard. I thank the contact. Prof. Negreiros, Imperatriz, MA, Brazil.
------------------------------------------------------


Meu perfil público no viadeo:
seu link de convite

CDI - Meu endereço no www.cdi.org.br
Meu e-mail no CDI: prof.negreiros@gmail.com

Meu perfil público no LinkedIn:
Meu e-mail no LinkedIn: dmnegreiros@hotmail.com

“Seja a transformação que você quer para o mundo”  Ghandi


JORNALISMO A SERVIÇO DE QUEM?

JORNALISMO MARGINAL Por Professor Negreiros 15/04/2024 O jornalismo brasileiro é o que é a pessoa que faz o rádio-tele-jornalismo. O rádio-t...